Esse conceito foi desenvolvido pelo professor e pesquisador Henry Jenkins e significa a convergência dos meios de comunicação por meio dos fenômenos da cultura participativa e da inteligência coletiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso quer dizer que, no cenário atual da tecnologia e da comunicação, ocorre uma transformação cultural que altera e reconfigura a forma com que as plataformas de conteúdo e os consumidores de informação se comportam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mídias convencionais e alternativas não necessariamente disputam um lugar, mas convergem, dando ao consumidor a oportunidade de usufruí-las em diferentes suportes e também de participar ativamente do fluxo de informação, uma vez que ele pode, inclusive, ser reprodutor e produtor de novos conteúdos a partir das próprias experiências.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No que tudo isso resulta? Em um comportamento mercadológico e social cada vez mais estruturado em redes!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ideia de hierarquia dentro de empresas, escolas e também no fazer comunicação começa a ser desconstruída para dar vez à ideia da produção e criação em conjunto, colocando todos os indivíduos envolvidos em ação. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, pensar na comunicação da sua empresa como um processo em que todos participam é pensar na atualidade e nas tendências do nosso mercado!
Comentarios